Editorial

        Neste primeiro número de nossa revista apresentamos aos leitores uma amostra do que os docentes do Programa de Pós Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio estão produzindo em termos de pesquisa.
        Apesar de ter sido o primeiro Programa de Pós Graduação em Educação no Brasil, somos um grupo pequeno (18 docentes) que ao longo de 4 décadas orientou a produção de cerca de 700 pesquisas (dissertações de mestrado e teses de doutorado). O trabalho de pesquisa em equipe firmou-se institucionalmente e os nossos mestrandos e doutorandos têm a possibilidade de desenvolver suas pesquisas em articulação com o trabalho coletivo.
        O material divulgado neste número resultou de um pedido aos docentes que encaminhassem à editoria um texto que expressasse o que estão produzindo em termos de pesquisa. Apesar de não ter havido nenhuma definição temática, parece-nos interessante destacar que os dois filósofos da equipe docente - Leandro Konder e Ralph Bannel - focalizaram, dentro de seus estilos e recortes específicos, uma temática da maior relevância para a pesquisa: a questão do universalismo e particularismo ou do universalismo e contextualismo. Estas questões são temas de reflexão que marcam fortemente os debates e as posições no campo da educação. Leandro Konder desenvolve sua argumentação a partir da obra de Antônio Candido, e Ralph Bannel a partir das “hermenêuticas” de Rorty, Habermas e Taylor. Nossos filósofos souberam sintonizar com maestria a centralidade destes debates e oferecem aos leitores material para a discussão entre pares.
        Leandro Konder terá em nossa revista uma coluna permanente – Intelectuais por Leandro Konder. O artigo de Ralph Bannel inaugura o nosso Tema em Destaque.
        Os demais artigos sinalizam o esforço de investigação dos docentes do Programa focalizando o impacto de certos problemas e questões da atualidade sobre a educação de crianças e jovens, sobre as práticas docentes e escolares e exigências em termos de políticas educacionais.
        A avaliação dos sistemas escolares, a produção de pesquisas e as políticas educacionais (Alicia Bonamino e Creso Franco, Ana Waleska Mendonça); as práticas, estilos, identidades e pesquisa dos professores (Maria Inês Marcondes e Maria de Lourdes Tura, Isabel Lelis, Menga Ludke); a aprendizagem de matemática no nível universitário (Gilda Palis) as vantagens do trabalho em equipe na produção da pesquisa (Zaia Brandão); as práticas de leitura e escrita no mundo acadêmico (Tânia Dauster); as relações entre igualdade e diferença na perspectiva intercultural (Vera Candau); as políticas públicas de educação infantil (Sonia Kramer); os jovens em rede e os estudos de mídia e educação (Apparecida Mamede, Rosália Duarte) são os temas dos artigos deste número. Com eles esperamos abrir um debate com a comunidade acadêmica como subsidio ao aperfeiçoamento do nosso trabalho de investigação. Com este objetivo convidamos os nossos leitores para enviar sua colaboração seja em forma de comentários encaminhados à sessão Carta de Leitores, seja em forma de artigos ou resenhas de livros.