Editorial
Neste primeiro número de nossa revista apresentamos aos leitores
uma amostra do que os docentes do Programa de Pós Graduação do
Departamento de Educação da PUC-Rio estão produzindo em termos de
pesquisa.
Apesar de ter sido o primeiro Programa de Pós Graduação em
Educação no Brasil, somos um grupo pequeno (18 docentes) que ao longo
de 4 décadas orientou a produção de cerca de 700 pesquisas (dissertações
de mestrado e teses de doutorado). O trabalho de pesquisa em equipe
firmou-se institucionalmente e os nossos mestrandos e doutorandos têm a
possibilidade de desenvolver suas pesquisas em articulação com o
trabalho coletivo.
O material divulgado neste número resultou de um pedido aos
docentes que encaminhassem à editoria um texto que expressasse o que
estão produzindo em termos de pesquisa. Apesar de não ter havido
nenhuma definição temática, parece-nos interessante destacar que os dois
filósofos da equipe docente - Leandro Konder e Ralph Bannel -
focalizaram, dentro de seus estilos e recortes específicos, uma temática
da maior relevância para a pesquisa: a questão do universalismo e
particularismo ou do universalismo e contextualismo. Estas questões são
temas de reflexão que marcam fortemente os debates e as posições no
campo da educação. Leandro Konder desenvolve sua argumentação a
partir da obra de Antônio Candido, e Ralph Bannel a partir das
“hermenêuticas” de Rorty, Habermas e Taylor. Nossos filósofos souberam
sintonizar com maestria a centralidade destes debates e oferecem aos
leitores material para a discussão entre pares.
Leandro Konder terá em nossa revista uma coluna permanente –
Intelectuais por Leandro Konder. O artigo de Ralph Bannel inaugura o
nosso Tema em Destaque.
Os demais artigos sinalizam o esforço de investigação dos docentes
do Programa focalizando o impacto de certos problemas e questões da
atualidade sobre a educação de crianças e jovens, sobre as práticas
docentes e escolares e exigências em termos de políticas educacionais.
A avaliação dos sistemas escolares, a produção de pesquisas e as
políticas educacionais (Alicia Bonamino e Creso Franco, Ana Waleska
Mendonça); as práticas, estilos, identidades e pesquisa dos professores
(Maria Inês Marcondes e Maria de Lourdes Tura, Isabel Lelis, Menga
Ludke); a aprendizagem de matemática no nível universitário (Gilda Palis)
as vantagens do trabalho em equipe na produção da pesquisa (Zaia
Brandão); as práticas de leitura e escrita no mundo acadêmico (Tânia
Dauster); as relações entre igualdade e diferença na perspectiva
intercultural (Vera Candau); as políticas públicas de educação infantil
(Sonia Kramer); os jovens em rede e os estudos de mídia e educação
(Apparecida Mamede, Rosália Duarte) são os temas dos artigos deste
número. Com eles esperamos abrir um debate com a comunidade
acadêmica como subsidio ao aperfeiçoamento do nosso trabalho de
investigação. Com este objetivo convidamos os nossos leitores para enviar
sua colaboração seja em forma de comentários encaminhados à sessão
Carta de Leitores, seja em forma de artigos ou resenhas de livros.
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